-
Arquitetos: A-001 Taller de Arquitectura; A-001 Taller de Arquitectura
- Área: 2013 m²
- Ano: 650
-
Fotografias:Jaime Navarro
-
Fabricantes: GRAPHISOFT
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa do Vento amplia o campo da ficção em um espaço para descanso e contemplação. Inspirada na lenda de Tepozteco, abre a possibilidade de que as ranhuras de erosão eólica e hidráulica, de fato, são resultado dos lendários machados de habitantes irritados com seu deus do vento (Ehécatl).
Três fragmentos de terra, caídos da encosta e transformados em paredes; três linhas que sustentam a casa aberta ao vento, em constante contato com o meio ambiente para o qual foi concebida. Varandas em balanço criam espaços de transição entre o interior e exterior.
Como um tributo, a Casa do Vento está orientada ao norte para envolver cada cômodo com 180 graus de vista da colina, que varia de acordo com a posição do sol. Sua forma esguia permite o aproveitamento simultâneo da iluminação da fachada sul e da vista do norte, assim como proporciona ventilação cruzada em todos os espaços.
A arquitetura integra materiais contemporâneos em contraste com materiais regionais, como um reflexo da mistura cultural que compõe a cidade de Tepoztlán. Acabamentos como o concreto aparente em pisos e o calcário em paredes internas e externas dão a casa bom isolamento térmico, assim como baixa manutenção. A aplicação de algumas técnicas de sustentabilidade como a captação de água pluvial e o uso de aquecedores solares, reduzem o consumo energético e os uso de recursos naturais.
Seu layout arquitetônico cria uma atmosfera acolhedora em espaços aconchegantes, abertos a experiência campesina. A Casa do Vento resguarda ambientes privados com detalhes sustentáveis: um terraço para meditação, pequenas varandas trazem iluminação natural, a piscina que ambienta o aproveitamento do dia com o reflexo de Tepozteco.
Cada casa envolve o habitante na paisagem do mesmo, que, com sua presença, é um novo escultor.